Competição Brasileira de Robótica está com inscrições abertas

Evento, que é um dos maiores na área na América Latina, será virtual e receberá times do mundo inteiro

Estão abertas as inscrições para a Competição Brasileira de Robótica, um dos maiores eventos universitários da América Latina, organizado pela RoboCup Brasil. Este ano, será no formato virtual e está aceitando equipes do mundo inteiro. A competição é dividida em categorias, onde robôs autônomos devem realizar tarefas sem qualquer intervenção humana, como jogar futebol ou cumprir atividades domésticas.

Todas as categorias foram adaptadas e serão online, por meio de simuladores, desafios e apresentações de artigos realizadas pelas equipes, formada por estudantes de todo o mundo. O objetivo é divulgar e difundir os estudos e tecnologias desenvolvidas pelas universidades na área de robótica.

Algumas categorias serão híbridas, como é o caso da Humanoid Robot Racing, conhecida como corrida de robôs. Neste caso, as equipes deverão transmitir, direto do laboratório da universidade ou de suas casas, o robô correndo em uma pista com dimensões pré-determinadas pela organização. Vence o robô que percorrer a distância em menos tempo e acumular mais pontos. Mas há também as disputas conhecidas como “mata-mata”, como é o caso das categorias de futebol de robôs.

 O evento acontecerá entre os dias 11 e 15 de outubro e será transmitido ao vivo, pela internet.  Em 2020, a competição também foi online, transmitida pelo canal do evento no Youtube. Mais de 700 estudantes de universidades do mundo inteiro participaram, com mais de 10 mil visualizações únicas.

Inscrições

As inscrições vão até o dia 30 de julho e podem ser feitas pelo site: www.cbr.robocup.org.br. O valor da inscrição, por equipe, é de R$ 250,00 para times nacionais e US$ 50 para times estrangeiros.

RoboCup Brasil

A RoboCup Brasil é uma associação civil sem fins lucrativos, organizada por professores e pesquisadores voluntários.  Hoje, é responsável pela realização da Olimpíada Brasileira de Robótica, Competição Brasileira de Robótica e Mostra Nacional de Robótica.

Translate »