Competição Brasileira de Robótica começa na próxima terça (10)

Por conta da pandemia do novo coronavírus, evento será inteiramente virtual

A Competição Brasileira de Robótica, maior evento universitário de robótica do Brasil, acontece na próxima terça-feira, dia 10 de novembro, com uma novidade: esse ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento será completamente virtual. 

Todas as 16 categorias – que vão desde a competição de robôs autônomos que jogam futebol até robôs que realizam tarefas domésticas – foram adaptadas e serão online, por meio de simuladores, apresentações de artigos e palestras realizadas pelas equipes, com o objetivo de divulgar e difundir os estudos e tecnologias desenvolvidas pelas universidades brasileiras na área de robótica, durante todo o ano. Algumas categorias foram adaptadas integralmente para o ambiente simulado, como o Desafio de Robótica Petrobras, que consiste na programação de robôs voadores autônomos (drones) capazes de inspecionar e operar em faixas de dutos petrolíferos sem qualquer intervenção humana. Neste caso, as equipes precisam cumprir vários desafios durante a semana e vence quem acumular mais pontos. A Competição Brasileira de Robótica é desenvolvida em parceria com a Petrobras desde 2019.  

Mas há também as disputas conhecidas como “mata-mata”, como é o caso da categoria Simulation 3D, composta por robôs autônomos humanóides que jogam futebol em 3 dimensões: vence a equipe que conseguir chegar à final do campeonato e vencer seu adversário. 

Outra novidade foi a inscrição de times estrangeiros, já que o evento online permitiu que mais equipes participassem de cada categoria. No total foram 90 equipes e mais de 700 estudantes inscritos. 

Robótica 2020 

A Competição Brasileira de Robótica acontece durante o Robótica, evento realizado pela RoboCup Brasil em parceria com o Instituto Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) que une, além da CBR, a Olimpíada Brasileira de Robótica e a Mostra Nacional de Robótica. Todos os eventos serão transmitidos ao vivo através do Youtube, a partir do dia 10, terça-feira, até o próximo sábado, dia 14.  

 

Translate »